Oficina de Decoupage: Passo a passo de decoupage em garrafas

Estas garrafas fizeram parte da terceira aula da Oficina de Decoupage que eu e a Magali Branco ministramos no Sesc Sorocaba.

Aqui está a lista de materiais e o passo a passo.

Materiais:

Duas garrafas recicladas

Tinta látex palha

Tinta para a artesanato – Craft Matte Paint – Acrilex,  nas cores caramelo e vermelha

Primer para vidro Acrilex (uma espécie de fundo preparador)

Rolinho de espuma

Pincel Tigre 815 12

Cola branca Cascorez

Guardanapos para decoupage

Tesoura

Escova de dente

Esponja de cozinha

Fitas, cordões e sianinha para decorar

Verniz geral em Spray ou Verniz acrílico

ÁLcool

Passo a passo:

1. Higienizar as garrafas e passar álcool por fora, para retirar qualquer resquício de sujeira.

2. Passar duas camadas de primer com esponjinha, deixando secar entre uma e outra. O primer melhora a fixação e a durabilidade da tinta.

3.Pintar com o rolinho toda a garrafa com a primeira camada de tinta, deixar secar. Passar a segunda camada, deixar secar e verificar se há a necessidade de uma terceira camada de tinta (a cobertura deve ser perfeita). Deixar secar bem.

4.Recortar o pássaro do guardanapo/ papai noel, passar uma camada fina de cola Cascorez com pincel na garrafa e colar a figura na sua extensão, alisando com o plástico e um paninho, no sentido de dentro para fora. Deixar secar. Fazer o sombreado com tinta caramelo/vermelha. Deixar secar.

5. Na garrafa de Natal foi usada uma técnica de “chuvisco”: pegue uma escova de dentes, umedeça na tinta vermelha, retire o excesso de produto em um papel toalha e faça vários chuviscos por toda a garrafa. Para fazer os chuviscos é necessário passar o dedo nas cerdas da escova por várias vezes para “espirrar” delicadamente a tinta. Deixe secar.

6. Na garrafa de Natal foi usada duas camadas de tinta vermelha na parte de baixo da garrafa e foi colada a sianinha para dar acabamento.

7. Para proteger a decoupage contra possíveis danos, aplique o verniz com pincel, em pouca quantidade e por toda a peça, sempre na mesma direção. Espere o produto secar. Se preferir pode usar o verniz geral em spray.

Viu como é fácil decorar garrafas de vidro com a técnica de decoupage?

bisou, bisou,

Viviane





Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>